Conheça nossa história

HISTÓRICO DA ARLS IGNACIO LÔLO Nº 22



A ARLS Ignácio Lôlo nº 22, jurisdicionada à Mui Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, é fruto da iniciativa de quinze Irmãos da ARLS DEUS E FRATERNIDADE nº 04, que, objetivando fortalecer as colunas da Maçonaria no Estado do Ceará, resolveram fundar uma nova Loja Maçônica no dia 08 de julho de 1970, e a denominaram de ARLS Ignácio Lôlo nº 22. Sua regularização se deu no dia 15 de agosto de 1970, tendo sido presidida pelo então Sereníssimo Grão Mestre, Irmão Germano Machado Holanda.



 



A ARLS Ignácio Lôlo nº 22 contribuiu ainda com a fundação de 03 (três) outras Lojas Maçônicas, cujos obreiros fundadores saíram do seu quadro. Sendo a primeira, a ARLS Mário Bhering nº 37, fundada em 1974; seguida pela ARLS XV de Novembro nº 68, fundada em 1984 e pela ARLS Portal da Liberdade nº 134, fundada no ano de 2001.



 



A Loja está no seu 24º Venerável Mestre, Ir.´. ADARTON FERNANDES LIMA (2018/2020). Seu próximo Venerável Mestre, Ir.´. LENIVER DE PAIVA BARBOSA, eleito para o biênio 2020/2022, e tomará posse hoje.



 



Nesses 50 anos de história, diversos irmãos, iniciados na ARLS Ignácio Lôlo nº 22, galgaram elevados cargos na Alta Administração da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará, dentre eles, os Irmãos Evaldo Costa Lins, ex Eminente Grão Mestre Adjunto (janeiro a junho de 2013), Marcius Tarcísio Sales, atual Eminente Grão Mestre Adjunto (triênio 2019/2022) e Silvio de Paiva Ribeiro, como Sereníssimo Grão Mestre, o qual dirigiu a GLMECE no período de 2013 à 2019.



O PATRONO



Ignácio Lôlo nasceu em Damasco, na Síria, 1877, chegando em Fortaleza no ano de 1904, aos 27 anos de idade.



 



O Historiador e Irmão, Zelito Nunes Magalhães, pesquisou profundamente os passos de Ignácio Lôlo no Estado do Ceará, tendo apurado os seguintes fatos:



 



O navio em que viajava, com destino a França, foi obrigado a atracar em Fortaleza, por conta de toda a sua tripulação ter sido acometida da enfermidade conhecida como “bexiga”. Todos foram internados na Santa Casa de Misericórdia, aonde ali ficaram por quase dois meses. Após receber alta, Ignácio Lôlo decide então ficar em Fortaleza e o seu primeiro emprego foi no próprio hospital. Em seguida passou a trabalhar como vendedor e posteriormente como comerciante de variedades, na Rua Senador Pompeu.



 



Ingressou na Maçonaria no ano de 1905, através da Loja Lealdade nº 02, Oriente de Maranguape-CE. Foi um dos fundadores e Benemérito da ARLS Deus e Fraternidade nº 04, recebendo a mesma honraria da ARLS Fortaleza nº 03, aonde também foi fundador. Foi Filiado Livre das Lojas Porangaba nº 02, Liberdade V nº 12 e Deus e Universo nº 08, Or. de Quixadá.



 



Registrou relevantes serviços prestados a nossa Instituição, ocupando cargo, tais como: Grande Inspetor Geral da Ordem, Grau 33; Membro do Alto Corpo da GLMECE e Representante da Grande Loja Nacional do Egito, Or. Do Cairo. Ocupou quase todos os cargos em sua Loja, tendo se notabilizado pelo cargo de Mestre de Cerimônias, cargo este que mais gostou e que por mais tempo exerceu.



 



De cultura abrangente, dominava vários idiomas, entre eles o Hebraico. Foi um maçom humilde, dotado de uma moral exemplar. Ignácio Lôlo dizia: “Orgulho-me de ser maçom, pois na maçonaria encontrei a verdadeira escola de civismo, aonde se aperfeiçoam os homens para a prática do bem e do amor a humanidade.



 



Faleceu em 1949, aos 72 anos. Está sepultado no Cemitério São João Batista, em Fortaleza-CE. O então Sereníssimo Grão Mestre, Irmão Júlio Vianna Silva Tavares, por Ato, decretou luto oficial e suspensão dos trabalhos em toda a Jurisdição por cinco dias.



 



 



Biografia pesquisada pelo Ir Zelito Nunes Magalhães.